Domingo, 20 de Junho de 2021
22 98854-6217
Cidades Covid-19

Confirmada cepa indiana em morador de Campos

Homem chegou a ficar em isolamento em Campos e depois retornou para o Rio.

26/05/2021 11h15
Por: Redação
Confirmada cepa indiana em morador de Campos

O Instituto Adolfo Lutz, da Secretaria de Saúde de São Paulo, confirmou a variante indiana da Covid-19 no campista de 32 anos, que desembarcou no Aeroporto Internacional de Guarulhos na última sexta-feira. A informação foi divulgada pela jornalista Mônica Bergamo, em sua coluna no jornal Folha de S. Paulo. O homem, que trabalha para uma empresa off-shore, chegou a ficar em isolamento em Campos e depois retornou para o Rio de Janeiro, nessa segunda-feira, onde permaneceu isolado em um hotel.

De acordo com a Folha de S. Paulo, o campista embarcou para o Brasil com um exame negativo de RT-PCR e ao desembarcar realizou novo teste no próprio aeroporto. E em seguida teria embarcado para o Rio de Janeiro, antes do resultado do segundo exame.

Segundo a secretaria de Saúde de SP, o passageiro foi identificado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), responsável pelo monitoramento no aeroporto. "O órgão federal informou a pasta estadual sobre o caso positivo quando o passageiro já havia embarcado em voo doméstico para o Rio de Janeiro. A amostra positiva foi enviada ao Lutz e o sequenciamento finalizado nesta quarta-feira (26)", afirma o órgão.

A secretaria afirma ainda que "imediatamente após ser comunicada pela Anvisa, a Secretaria de Estado de Saúde iniciou, juntamente com o município no qual o aeroporto se encontra, as medidas de investigação epidemiológicas necessárias. Foi solicitada a lista completa dos passageiros do voo, além dos nomes de todos os funcionários do aeroporto, laboratório e dos contatos do passageiro para isolamento e monitoramento. As equipes de vigilância do Rio de Janeiro também foram imediatamente notificadas para o acompanhamento do caso".

Nessa segunda-feira (24), a secretaria de Saúde de Campos chegou a coletar material do trabalhador e enviou para laboratório de vírus respiratório da Fiocruz para realização do sequenciamento. A equipe de reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Campos e aguarda resposta sobre o caso.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Conceição de Macabu - RJ
Atualizado às 12h56 - Fonte: Climatempo
22°
Poucas nuvens

Mín. 15° Máx. 28°

22° Sensação
25.2 km/h Vento
42.6% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (21/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Terça (22/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 26°

Sol com muitas nuvens
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias