Quarta, 28 de Julho de 2021
22 98854-6217
Cidades Carreira

Livro discute importância do jornalismo a partir das narrativas midiáticas independentes

Morador de Rio das Ostras e doutorando na Uenf, em Campos, Marcello Riella Benites lançará a obra no dia 29 de junho, pelo YouTube

18/06/2021 16h47 Atualizada há 1 mês
Por: Redação
 Marcello Riella Benites, autor do livro.
Marcello Riella Benites, autor do livro.

Não obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão, acúmulo de funções, horas excessivas de trabalho e baixa remuneração. Esse desafiante cenário do jornalismo tem sido objeto de estudo de Marcello Riella Benites, formado pela Escola de Comunicação da UFRJ e mestre em Cognição e Linguagem pela Uenf. 

Em seu livro “A origem da Mídia Ninja no discurso dos jornalistas”, que terá lançamento online no próximo dia 29, às 18h, pelo canal da Rede Unidade e Resistência no YouTube, Benites reflete sobre o tema a partir das narrativas midiáticas independentes.

Morador de Rio das Ostras há 16 anos, Marcello tem contribuído com as lutas e reflexões sobre o exercício da profissão nessa cidade e nos arredores. Jornalista concursado da Assessoria de Comunicação da Câmara de Macaé, membro atuante do Coletivo de Jornalistas de Macaé e Região, Benites integra o Grupo de Pesquisa em Comunicação Regional da Faculdade Salesiana e cursa o doutorado em Cognição e Linguagem na linha de pesquisa Comunicação, Educação e Novas Tecnologias de Informação da Uenf, em Campos dos Goytacazes.

LIVRO - Na publicação, o autor parte de um questionamento: como os jornalistas formados e atuantes nos veículos tradicionais receberam, em 2013, a grande novidade das narrativas independentes, em especial da Mídia Ninja? O livro ainda percorre a trajetória da tecnologia e da comunicação desde os mitos e da filosofia grega até a revolução da internet, passando pelos episódios fundamentais da cultura, como o Iluminismo. Além disso, apresenta um breve estudo histórico sobre o jornalismo brasileiro.

“Benites, com um texto fluido e bem construído, traz uma importante contribuição ao debate sobre as narrativas midiáticas independentes. O livro não só lança luz sobre questões em torno da crise de identidade do jornalismo profissional, mas também dá pistas para entendermos o atual momento”, explica o jornalista e professor da Uerj e UFRJ, Marcelo Kischinhevsky, na apresentação da obra.

Como o autor faz questão de enfatizar, o título não é direcionado apenas a profissionais e estudantes de jornalismo, mas a todos os interessados em contribuir com o resgate desse ofício tão importante para a democracia. “Com base na consciência desse papel, por meio do livro desejo incentivar o reforço da identidade do jornalista e estimular o crescimento da autoestima profissional”, conclui.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Conceição de Macabu - RJ
Atualizado às 20h17 - Fonte: Climatempo
15°
Pancada de chuva

Mín. 15° Máx. 28°

15° Sensação
24.8 km/h Vento
83.9% Umidade do ar
80% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (29/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 20°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sexta (30/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 21°

Sol com muitas nuvens
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias