Domingo, 28 de Novembro de 2021
22988791420
Cidades Saúde

Nota 10 ao movimento "Outubro Rosa" realizado em Macabu

Além de discutir políticas públicas na saúde, evento alertou sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

28/10/2021 15h14 Atualizada há 1 mês
Por: Luan Santos
Secretário de saúde, Pedro Folly, discursa aos presentes. - Foto: Emanoel Barcelos
Secretário de saúde, Pedro Folly, discursa aos presentes. - Foto: Emanoel Barcelos

Quando é sucesso, a gente parabeniza. Nota 10 deste colunista aos organizadores do movimento "Outubro Rosa", que coloriu Conceição de Macabu levando informação aos moradores. Além de parabenizar o secretário municipal de saúde, Pedro Folly, essa coluna estende o parabéns também aos servidores envolvidos na elaboração do evento, que com certeza, foi um grande sucesso. 

O belíssimo movimento, que começou logo nas primeiras horas da manhã, teve o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promovendo a conscientização sobre a doença e proporcionando mais acesso aos serviços de diagnóstico. 

Um evento totalmente alinhado, com a participação da sociedade e instituições, tanto públicas como privadas. Um debate com a interação de todos. Grandes médicos estiveram à mesa discursando sobre políticas públicas na saúde: Dr. Flávio Antunes, cirurgião oncológico de grande referência na região, o Dr. Sávio Rocha, oncologista clínico, e a ginecologista Macabuense, Nilza Cardinot, que participa ativamente no atendimento aos munícipes.

O prefeito do município, Valmir Lessa, esteve presente e destacou que a saúde é a principal área de seu governo, onde sempre terá bons investimentos. Lessa comentou sobre a importância do assunto continuar em discussão. "Que o Outubro Rosa não ocorra somente no mês de outubro", frisou.

A programação falou o tempo todo sobre a importância de se prevenir contra a doença, que é a maior causa de morte por câncer na população feminina, segundo o Instituto Nacional do Câncer, o INCA. Ainda de acordo com dados do Instituto, a região Sudeste lidera a taxa de mortalidade pela doença, com 16,9%. 

“Destaco a importância da sociedade civil organizada e instituições privadas e públicas na realização do movimento. Nosso objetivo vai além de falar sobre diagnóstico e prevenção, é um momento para debater políticas públicas no tratamento oncológico e buscar avançar nos serviços da rede. Como paciente oncológico defendo a causa por conhecer de perto as dificuldades”, afirmou o Secretário de Saúde, Pedro Folly, que já venceu uma batalha contra o câncer. 

Além da roda de conversa, o movimento também ofereceu marcação de exames, como preventivo e mamografia. No local, o público presente também contou com aferimento de glicemia e pressão arterial.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Conceição de Macabu - RJ
Atualizado às 20h17 - Fonte: Climatempo
21°
Pancada de chuva

Mín. 20° Máx. 31°

21° Sensação
10.1 km/h Vento
88.4% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (29/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 33°

Sol com algumas nuvens
Terça (30/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias