'Podíamos ter perdido nosso filho; ele quase morreu', diz pai de náufrago brasileiro resgatado em bote salva-vidas no meio do mar

Seja bem-vindo
Conceição de Macabu,27/04/2024

  • A +
  • A -

'Podíamos ter perdido nosso filho; ele quase morreu', diz pai de náufrago brasileiro resgatado em bote salva-vidas no meio do mar

g1.globo.com
'Podíamos ter perdido nosso filho; ele quase morreu', diz pai de náufrago brasileiro resgatado em bote salva-vidas no meio do mar


Marcelo Osanai, 38 anos, estava navegando pelo Oceano Atlântico, a mais de 2 mil quilômetros da África do Sul, com outras duas pessoas, quando embarcação enfrentou problemas. Um dos tripulantes acabou morrendo. Marcelo Osanai e foram resgatados por navio petroleiro, a 2,4 mil km da Cidade do Cabo
Samsa/Divulgação
O brasileiro Marcelo Osanai, de 38 anos, passou por momentos de terror ao escapar com vida de um veleiro que naufragou a 2 mil quilômetros da costa da África do Sul.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Ele e um amigo, o suíço Balthasar Wyss, 52 anos, conseguiram embarcar em um pequeno bote salva-vidas --e, graças a um dispositivo de emergência, foram localizados por um petroleiro argentino no meio do Oceano Atlântico.
Havia três pessoas a bordo do veleiro que naufragou: o comandante do veleiro, o suíço Benno Frey, 72 anos, não saiu da embarcação a tempo e morreu afogado.
O naufrágio ocorreu na madrugada de 14 de março e o resgate ocorreu na tarde do mesmo dia.
"Eu não conseguia nem falar, a gente ficou emocionado, podíamos ter perdido nosso filho, ele quase morreu", disse ao g1 Nelson Osanai, pai de Marcelo.
Nelson diz que falou com Marcelo quando o filho ainda estava no petroleiro:
“Ele falou que estava bem de saúde, mas que ficou abalado e não quis falar do incidente. Tanto ele como o Balthasar passaram por um momento difícil e traumático, e eles querem um tempo para processar [o que aconteceu]”, afirmou.
Marcelo e Balthasar chegaram à África do Sul quatro dias depois do naufrágio, dia 18 de março. O irmão de Marcelo, que vive na Suíça, o aguardava na Cidade do Cabo. Os dois tripulantes foram socorridos em boas condições de saúde. O brasileiro está recebendo auxílio da Embaixada do Brasil na África do Sul.
Sem detalhes
Ao relembrar o naufrágio, Marcelo não conseguiu descreveu em detalhes o que aconteceu, segundo o pai:
"O barco dele colidiu com algo. Os especialistas dizem que esses acidentes podem acontecer com contêineres que caem no mar e ficam boiando. Pode ter sido isso."
Até a tragédia acontecer, Nelson e a mulher estavam acompanhando a viagem do filho por meio dos dispositivos de localização --e tudo corria bem.
"A gente recebia mensagem da posição do veleiro todos os dias, entrávamos em um site e sabíamos onde ele estava. Nós estávamos relativamente tranquilos, ele estava curtindo o trajeto. Ainda bem que o veleiro era moderno e tinha aparatos de rastreamento", diz.
Ao receber ligação do filho pela primeira vez, Nelson pensou se tratar de um golpe, porque o prefixo era de outro país. "Depois, ele mandou mensagem por aplicativo de mensagem. Ele nos tranquilizou", diz.
O naufrágio
Marcelo Osanai estava no veleiro suíço Nina Pope, que deixou o Rio de Janeiro e 27 de fevereiro. Em 12 de março, a embarcação fez uma parada no território ultramarino britânico de Tristão da Cunha, no meio do Oceano Atlântico. O destino era a Cidade do Cabo, na África do Sul.
A Autoridade de Segurança Marítima da África do Sul (Samsa, na sigla em inglês) informou que, por volta da meia-noite do dia 14, recebeu uma notificação informando que um grupo de marinheiros estava enfrentando problemas.
Além do brasileiro, o grupo era formado por um tripulante e um capitão suíços. A embarcação tinha 16 metros de comprimento e cerca de 5 metros de largura.
De acordo com a Samsa, antes do naufrágio, o brasileiro e o suíço embarcaram em um bote salva-vidas. No entanto, o capitão do veleiro não conseguiu ir para o bote e afundou junto da embarcação. As autoridades informaram que ele não resistiu e morreu.
O veleiro Nina Pope antes de naufragar no Oceano Atlântico
Samsa/Divulgação
O brasileiro e o suíço levaram consigo dispositivos de emergência que continuaram enviando informações precisas de localização às autoridades, o que ajudou no resgate.
Com base nessas informações, o Centro de Coordenação de Resgate Marítimo da Cidade do Cabo enviou uma mensagem via rádio a um navio petroleiro que havia saído da Argentina e navegava pelo Oceano Atlântico, nas proximidades de onde o naufrágio aconteceu.
Durante a tarde do dia 14, o navio petroleiro informou que tinha avistado o bote salva-vidas com dois sobreviventes. Em seguida, a embarcação foi posicionada para fazer o resgate. Naquele momento, o mar estava agitado, com ondas de até 8 metros e ventos de 74 km/h.
Segundo a Samsa, o bote salva-vidas em que estavam o brasileiro e o suíço foi localizado a cerca de 2.400 km da Cidade do Cabo.
Brasileiro e suíço após serem resgatados em alto-mar por navio petroleiro
Samsa/Divulgação
Cronologia
27 de fevereiro
Marcelo Osanai, de 38 anos, embarcou em um veleiro no Rio de Janeiro em 27 de fevereiro com destino à África do Sul. Além dele, havia outras duas pessoas, Benno Frey, o capitão do barco, e Balthasar Wyss, um outro tripulante.
12 de março
O veleiro fez uma parada em na ilha de Tristão da Cunha, no meio do Oceano Atlântico. Depois, os três navegantes seguiram viagem rumo à Cidade do Cabo, na África do Sul.
14 de março
A Autoridade de Segurança Marítima da África do Sul recebeu uma notificação informando que o veleiro estava com problemas. Marcelo e Balthasar entraram em um bote. Benno, o capitão, ficou no veleiro e afundou junto com a embarcação.
Marcelo levou equipamentos que permitiram que ele e o outro náufrago fossem localizados.
Um petroleiro se aproximou e resgatou os dois. Marcelo ligou para os pais, no Brasil, para relatar o que havia acontecido.
18 de março
Marcelo e Balthasar chegaram à África do Sul. O irmão de Marcelo, que mora na Suíça, já o aguardava na Cidade do Cabo.
Os dois tripulantes foram socorridos em boas condições de saúde. A autoridade sul-africana informou que o brasileiro está recebendo auxílio da Embaixada do Brasil no país.
VÍDEOS: mais assistidos do g1




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.