Domingo, 20 de Junho de 2021
22 98854-6217
Estado RJ Rio de Janeiro

UFRJ corre risco de fechar após bloqueio de verbas do governo federal

Vice-reitor diz que quer 'manter a universidade aberta até o último recurso', mas que está perto do limite.

12/05/2021 11h40 Atualizada há 1 mês
Por: Redação
Divulgação
Divulgação

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) apresenta, em entrevista coletiva nesta quarta-feira (12), a situação orçamentária da instituição. A maior universidade federal do país afirma correr o risco de ter de fechar no meio do ano por falta de verba.

A instituição não é a única a sofrer com a redução de recursos no país. Em 11 anos, o orçamento do MEC para as universidades federais caiu 37%.

Ao G1, o vice-reitor da UFRJ, Carlos Frederico Leão Rocha, afirmou que "não dá para manter" o funcionamento com o orçamento destinado. Em artigo no jornal "O Globo" na última quinta-feira (6), Rocha e a reitora Denise Pires de Carvalho escreveram que o funcionamento da universidade se tornaria inviável a partir de julho, após bloqueios de verba anunciados pelo governo federal.

"Desde 2013, o orçamento das universidades vem sendo radicalmente cortado. O orçamento discricionário aprovado pela Lei Orçamentária para a UFRJ em 2021 é 38% daquele empenhado em 2012. Quando se soma o bloqueio de 18,4% do orçamento aprovado, como anunciado pelo governo, seu funcionamento ficará inviabilizado a partir de julho", diz o texto.

Ainda segundo o texto, o MEC "não tem medido esforços nas tentativas de recomposição e/ou mitigação das reduções orçamentárias". A pasta afirma ainda que está promovendo ações para que o orçamento seja disponibilizado na totalidade.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Conceição de Macabu - RJ
Atualizado às 12h56 - Fonte: Climatempo
22°
Poucas nuvens

Mín. 15° Máx. 28°

22° Sensação
25.2 km/h Vento
42.6% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (21/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Terça (22/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 26°

Sol com muitas nuvens
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias